ARTIGO OSM: ENCARGOS SOCIAIS E O COFRINHO QUE NINGUÉM FAZ!!!






Ficou curioso com o título? realmente, o intuito do título é esse mesmo.  Apesar de saber que não é um assunto muito debatido e, por vezes, até desconhecido, eu posso afirmar que é nesse ponto onde a maioria das empresas perdem dinheiro. Não acredita, siga o meu raciocínio e veja com os seus próprios olhos.

Mas antes de continuar o assunto, gostaria de falar um pouco sobre encargos sociais.  Bem, por definição, Encargos Sociais, são os custos incidentes sobre a folha de pagamentos de salários (insumos classificados como mão de obra assalariada) e têm sua origem na CLT, na Constituição Federal de 1988, em leis específicas e nas Convenções Coletivas de Trabalho (SINAPI). Simplificando, são os valores que são atrelados a mão de obra como encargos, repouso, verbas indenizatórias, etc.... 

Os Encargos Sociais serão abordados em uma vídeo aula mas, quem quiser saber como se calcula, basta baixar o seguinte Memorial do SINAPI (https://goo.gl/CkGivr)O que posso adiantar, para facilitar o entendimento deste artigo é que os encargos são divididos em 4 grupos diferentes, que vou chamar, vulgarmente de "cofrinho".

COFRINHO A: 
é o cofrinho do governo.  Ele é pago no mês subsequente da realização as atividades realizadas pelo profissional. 



COFINHO B: este é o cofrinho da empresa e ele é responsável pelas despesas que entram no custo de um serviço, mas que não faz parte do salário do funcionário.  São referentes ao 13º salário, férias, folgas entre outros.  São custo que a empresa tem além do salário do profissional ou que pagou sem ter um serviço em troca.  Esse não tem prazo.


COFRINHO C:  também é da empresa e serve para pagar as verbas indenizatórias, ou seja, ao demitir um funcionário, a empresa deverá ter este dinheiro para indenizar o funcionário.


COFRINHO D: este ultimo, também é um cofrinho do governo, porém ele incide sobre o cofrinho B e C.


Em resumo, os Cofrinho A e D são do governo e os B e C são das empresas. E é nesse B e C que mora o perigo que motivou este post.

Pergunto, quantas empresas você conhece que faz um "cofrinho" com os valores B e C??? Eu, particularmente, não conheço nenhum e você, caro leitor conhece??  Há uma enorme probabilidade da sua resposta ser não e vou lhe dizer como você verificar isso na sua empresa


  1. Você já viu que a maioria das empresas, de certa forma, pegam dinheiro emprestado para pagar 13º salário e muitas outras nem sequer pagam conforme a lei?
  2. Você já ouviu a frase "a empresa não demite fulano porque ele tem muito tempo na empresa e vai custar muito caro para desligá-lo."


         

Alguém deve comentar algo do tipo: "Cara, você é louco... tá vendo que a empresa não vai deixar dinheiro parado!?!?"  

Bem, para quem pensar assim eu já posso adiantar, não precisa deixar embaixo do colchão ou dentro de um cofre, como diz o título deste post, mas já pensaram que ao invés de estar pagando empréstimos a empresa poderia estar acumulando rendimentos???

A verdade é que nossa cultura empresarial, e pessoal, é de se preocupar com o problema só quando ele aparece e nunca tentar antevê-lo.  Férias, 13º salário, folgas, entre outras despesas são previsíveis e que as empresas tem consciência de que elas deverão ser pagas.  Se fizessem isso, ficaria mais suave pagar esta dívidas e não teriam tanta dor de cabeça. No final, cabe a elas fazer o cofrinho ou não.

Porém a minha pergunta sem resposta é: "SERÁ QUE SABEM QUE EXISTEM ESTES COFRINHOS???"










Comentários

Página mais visitadas!!!

ORÇAMENTO: O QUE É E PARA QUÊ SERVE?

DIFERENÇA ENTRE ORÇAMENTO DE OBRAS PUBLICAS E PRIVADAS.

COMO ESTIMAR O CUSTO DE UMA OBRA?

ORÇANDO UM ESTUDO PRELIMINAR.

ORÇAMENTO DO PROJETO BÁSICO (EMPRESAS PRIVADAS)