ORÇAMENTO: O QUE É E PARA QUÊ SERVE?

Caro Leitor,
 

A partir de hoje você vai começar a entrar no mundo da orçamentação, o que é? Para quê serve? Onde é aplicado? E, até mesmo como fazer?  Mas calma ai!!! Não vou postar tudo isto de uma única vez!!! Vai ser aos poucos, em doses homeopáticas, em uma linguagem simples para que o entendimento seja fácil e natural.
 

Bem, então vamos lá.

Estamos acostumados a ouvir expressões do tipo: “Isto não cabe no nosso orçamento” ou “vou fazer o orçamento para contratar o serviço”, ou ainda, “A prefeitura realiza anualmente o orçamento participativo”.
 

Mas afinal, O QUE É ORÇAMENTO?

Bem, orçamento é um cálculo estimado de quanto um produto ou um serviço custará. Uma previsão de quanto deve ser gasto para que seja adquirida alguma coisa ou executado algum serviço. Se vocês perceberam, fiz questão de sublinhar duas palavras na definição de orçamento. São elas: estimado e previsão.
 
Há um erro comum, porém que ocorre com muita freqüência é quando dizemos orçamento estimativo.  Se analisarmos a expressão percebemos que há um pleonasmo, e dos bons, pois se todo orçamento é uma previsão, uma estimativa, logo temos duas estimativas em uma só.  Deixando o português de lado vamos nos aprofundar no que é orçamento.

O Orçamento é obtido a partir da valorização monetária do produto ou serviço que desejamos adquirir ou ofertar. De forma simples, basta dizer que é colocar preço no produto ou serviço. Se pretendermos fazer uma obra ou um bolo, precisamos de um orçamento. Se vamos comprar equipamentos para uma fabrica ou simplesmente contratar pessoas para executar uma panfletagem no semáforo, temos que fazer um orçamento. Por mais distintos que sejam os exemplos o orçamento está sempre presente.

Exemplificando:

Os materiais para obra têm seu custo. Os ingredientes para o bolo têm seu custo. A máquina a ser adquirida para fabrica, advinha!!! Tem seu custo também!!! Então resumindo temos que saber quanto dinheiro devemos destinar para comprar os materiais.

Certo, temos o material.  E ele por si só faz a obra sozinho? Ou bolo fica pronto somente comprando os ingredientes? E de que forma você acha que aqueles panfletos, que abarrotam nossos carros, chegam até nós? Voando?!?  É meus caros, temos que contar com a mão de obra também. E que por sinal também tem seu custo.

Não podemos esquecer que para fazer tudo precisamos de equipamentos e ferramentas especificas para cada atividade.

Juntando tudo isto temos um orçamento, certo? ERRADO!!! Orçamento representa o preço de venda dos serviços ou produtos, ou seja, a empresa que financiou a construção, quem fez o bolo ou que imprimiu os panfletos e contratou o pessoal para entregá-los tem que lucrar alguma coisa com isto, ou seja, deve receber o retorno do dinheiro aplicado.

Pronto, agora acho que chegamos ao fim, não é mesmo? Bem, ainda não!!! Sobre tudo isto, ainda temos os impostos que incidem sobre os materiais, a mão de obra e sobre o lucro de quem financiou na hora de fornecer o produto ou serviço.

Resumindo:

ORÇAMENTO = MATERIAL + MÃO DE OBRA + EQUIPAMENTOS + LUCRO + IMPOSTOS


Entendido o que é orçamento, vamos responder a segunda pergunta: PARA QUÊ SERVE O ORÇAMENTO?

Serve, em poucas palavras, para separarmos o dinheiro que iremos gastar futuramente ou por quanto vamos ofertar nosso produto ou serviço.

O orçamento tem importância fundamental na nossa vida, desde quando temos que gerir nosso salário até decisões que mudam o rumo do país, como PAC 1, PAC 2, Pré-sal, etc. O orçamento é quem nos fornece dados suficientes para tomarmos decisões. Sabemos que, o que desejamos sempre tem um preço, porém teremos que saber se este preço é acessível ou inacessível com o dinheiro que temos ou que iremos ter. Quando sabemos quanto custa, fica mais fácil para buscarmos os recursos, financiamentos ou reduzir as nossas despesas para sobrar mais dinheiro.

Um bom exemplo é que baseados em um orçamento poderemos saber se vamos fazer uma festa para 50 ou 100 convidados antes mesmo de começarmos a gastar.  Bem, da mesma forma ocorre com as empresas, os governos e as organizações.

No Brasil, o governo arrecadou em 2010, só de impostos, R$ 805,708 bilhões de Reais (fonte: min. Planejamento) e daí nos perguntamos: “Para onde vai todo este dinheiro?” A reposta é simples, na teoria: Todo dinheiro arrecadado ele deve subsidiar as ações do governo, pagamento de dívidas publicas e para o funcionamento da máquina administrativa. Quando falo em ações do governo, quero dizer em investimentos com infra-estrutura, saúde, educação, segurança, reforma agrária, etc..  E todo este dinheiro é dividido igualmente entre os ministérios? Não, cada um tem uma necessidade diferente por isso os valores são diferentes para cada ministério.  São diferentes porque foram baseados nos orçamentos, que na maioria das vezes são elaborados nos anos anteriores a arrecadação.

Partindo deste princípio orçamento é a coisa mais importante do mundo? Claro que não.  Mas este será o assunto do próximo post.



Dúvidas? Basta perguntar no campo comentários que eu repondo!!!

Comentários

Erin disse…
Orçamento é importante para qualquer coisas que vamos fazer principalmente quando vamos fazer obra é importante o orçamento para não esquecer de nada.

Página mais visitadas!!!

DIFERENÇA ENTRE ORÇAMENTO DE OBRAS PUBLICAS E PRIVADAS.

COMO ESTIMAR O CUSTO DE UMA OBRA?

ORÇANDO UM ESTUDO PRELIMINAR.

ORÇAMENTO DO PROJETO BÁSICO (EMPRESAS PRIVADAS)